segunda-feira, dezembro 21, 2009

quinta-feira, outubro 22, 2009

domingo, agosto 16, 2009

14 de Agosto de 2009

ser infante é gritar com o coração
e com a alma até ao último

hora H
ao ataque

granada de mão
ao assalto

baioneta calada
corpo a corpo


IN FAN TA RIA
IN FAN TA RIA
IN FAN TA RIA

quarta-feira, julho 22, 2009

Novo Regulamento de Disciplina Militar










Olá Infantes:

Saiu hoje em Diário da República o novo RDM que revoga o anterior e entra em vigor daqui a 30 dias, envio-o para download para conhecimento.

Abraço

L. Carvalho

Download

BTW, Atenção ao fardamento e ás tatoos eh eh eh






sexta-feira, julho 03, 2009

As Forças Armadas e o Sistema Político

Artigo do TCOR Brandão Ferreira
Divulguem!

FORÇAS ARMADAS: DE VITÓRIA EM VITÓRIA ATÉ À DERROTA FINAL?




Eleições Europeias, dia seguinte: o governo congela totalmente a Lei de Programação Militar. Nada transpira,ninguém se incomoda. Como vai ser?
Resumindo e concluindo,o partido que forma o governo perde as eleições – do que só se pode queixar de si próprio – e quem paga as favas (mais uma vez...)é a Instituição Militar. Até quando?
Aliàs as Forças Armadas não param de ser desagregadas e demolidas. As leis sobre a nova organização é uma perda de tempo,pois para além de não ir resolver nenhum dos muitos e prementes problemas que afligem o meio militar,ainda vai abrir mais brechas na coesão das forças. È um acto falhado por escusado. Com o RDM ainda é pior: depois de terem acabado com a Justiça Militar,vão subverter a disciplina. É dificil fazer pior em qualquer parte do mundo. Só pode haver uma razão; ser de propósito!
A fragata Corte Real e todos os que nela navegam, andam a fazer figura de ursos. Perseguem piratas,prendem-nos,arriscam-se a levar uns tiros e depois soltam-nos. O chefe da Armada já disse que era preciso criar leis apropriadas (teria sido melhor ter sido o Conselho de Chefes a fazê-lo...). Do Governo,Parlamento e PR,nem pio “No passa nada”!
O segundo submarino (“Arpão”) foi lançado à àgua em Kiel. O Sr. ministro da Defesa foi lá incógnito. No portal do ministério,nem uma linha. Para a comunicação social idem. Isto é, o governo assume um compromisso importante relativo à Defesa Nacional, mas tem vergonha de o assumir e defender. Alguns ministros são até contra. Publicamente. Muito edificante.
Que se passará no Instituto de Defesa Nacional? Quase todas as semanas há um quadro da casa que pede para abandonar funções. O último foi o próprio sub- director, que nem aqueceu o lugar.
O senhor ministro já descobriu a raiz do problema, assobia para o lado ou vai insistir que as coisas continuem a quebrar pelo lado mais fraco? O IDN já não faz falta e também é para acabar?
Pressionam constantemente o Exército (sobretudo o Exército), para alienar património à sua guarda, normalmente a fundo perdido. A apetência autárquica e regional por estes “bens” não conhece peias e a ganancia da especulação imobiliària parece não tem limites. Vá-se lá saber porque bulas, as FAs e sobretudo o Exército vai dando, tudo de mão beijada,sem ser resarcido de quase nada e sem um ... ai.
Depois passa-se um pouco de tudo, por exemplo as instalações da Escola Prática de Cavalaria, em Santarém foram libertadas pelo Exército no prazo combinado – a tropa cumpre. Como não apareceu ninguém para ficar com as chaves, o Exército ficou com elas – sempre pronto a cumprir a missão e a carregar com os sacrifícios ! – e ainda manteve sentinelas. Até que um general mais avisado e corajoso, entendeu (e bem) que a situação já tinha ultrapassado o que permitia o regulamento e retirou a guarda. Foi um ver se te avias, as instalações foram assaltadas diversas vezes e tudo roubado. Parece que nalguns casos acoisa tomou foros de organização em forma. Falta agora proceder de igual forma para com as ex- instalações militares de Elvas (que deviam ser um museu vivo, à falta de melhor sorte), para cuja segurança o Regimento de Cavalaria de Estremoz, tem que destacar permanentemente um pelotão. Doce país.
Ali para os lados de Alfragide o Comando da Força Aérea está, por seu lado, à beira de um ataque de nervos. Então não é que mais três coronéis pilotos aviadores vão passar à reserva, justamente agora que iriam comandar bases aéreas? E eram dos mais resistentes. O que fará um oficial de carreira querer trocar um comando de base por umas funções menores, desfazadas em grande parte daquilo a que estão habituados e se preparam durante tanto tempo? Toda a gente sabe estas respostas, mas ninguém as diz oficialmente. E não se consegue enviar um médico para o Afeganistão. O primeiro, isto é a primeira ser nomeada arranjou maneira de concorrer às próximas eleições e passou à reserva. As duas seguintes pediram abate ao quadro e têm que pagar cerca de 100.000 euros cada, de indemnização. Consta nos mentideros que quem vai pagar a conta, vão ser os hospitais onde as duas oficiais médicas (ou será que se julgam só médicas?), estão a tirar a especialidade à custa da FA (!) pois pretendem que elas fiquem a trabalhar para eles. Conhecem algum adjectivo para qualificar este “negócio”?
E para quando, a AR vai mudar a lei que obriga os militares a passar à reserva para poderem concorrer a eleições que tem sido usada para vigarices do foro pessoal e profissional, ao passo que é uma lei discriminatória para os militares já que são a única classe profissional em que os seus servidores são obrigados a abandonar a carreira para se dedicarem à política. Será que também é de propósito? À atenção, outrosim, das Associações de Militares.
Enquanto tudo isto se passa o que faz o senhor pequenino que ostenta o título de Ministro da Defesa? Pois olhem, foi recentemente em visita oficial a Luanda com meia dúzia de acompanhantes num Falcon da FA. Pararam, à ida, em Accra para pernoita presumo que o Falcon não faz directo a Luanda, só pode. Pediu em seguida uma audiência ao Presidente Angolano, uma audiência que este não lhe concedeu, não interessa para o caso as razões (ou será que interessa?). Sabe-se que a comitiva decidiu antecipar a vinda para Lisboa, mas em vez de voarem de Falcon, meteram-se num avião da South Africa Airways, quero crer que em turística. O Falcon, esse pernoitou em Luanda e veio no dia seguinte … vazio.
Eu por mim não quero ajudar a pagar esta viagem do senhor ministro, e vocês ó contribuintes?
Será que é por estas e por outras que os nossos queridos representantes parlamentares querem diminuir as competências do PR em matéria militar?




João José Brandão Ferreira
TCOR/Pilav (Ref)


1) Será que o consignado na nova proposta de RDM, prevendo a punição de militares na reserva e reforma se destina também a impedir textos com este de serem publicados?

quarta-feira, abril 08, 2009

Estado de Dúvida

Quem sabe o que fazer
Quando tudo corre mal?
Ninguém sabe o que dizer

Quem sabe resistir
Quando se tira a razão?
Ninguém sabe desmontar
Este cerco que se aperta

Alguém quer este modo de vida?
Alguém quer este estado de dúvida?

Tu e eu...
Tu e eu...
Tu e eu...
Tu e eu...

Há por aí quem queira lutar
(sou eu!)
Alguém que queira realmente mudar
(estou cá!)
Alguém aí está pronto para avançar
(sou eu!)
Então que ninguém se deixe ficar

E quando tu olhas para o lado
Será que tens alguém?
Alguém que sinta e que queira
Tanto mais que tu e eu

(ninguém!)

Alguém quer este modo de vida?
(ninguém!)
Alguém quer este estado de dúvida?
(ninguém!)
Alguém quer este modo de vida?
(ninguém!)
Alguém quer este estado de dúvida?!

Há por aí quem queira lutar
(estou cá!)
Alguém que queira realmente mudar
(sou eu!)
Alguém aí está pronto para avançar
(estou cá!)
Então que ninguém se deixe ficar
(ninguém!)

Há por aí quem queira lutar
(estou cá!)
Alguém que queira realmente mudar
(sou eu!)
Todos juntos podemos avançar
Então seremos muito mais que tu e e

Xutos & Pontapés

Composição: Xutos & Pontapés

segunda-feira, março 09, 2009

Morteiros em Alcochete

Ainda se continua por lá a fazer tiro, não sei até quando!
Podem não acreditar mas ainda existe alguem do 24º ligado á parte operacional.

domingo, fevereiro 22, 2009

CUIDADO ! ! !


Manipulação digital. Tudo é possivel hoje em dia com um tal programa que se intitula Photo Shop , ninguem está a salvo.....


sexta-feira, janeiro 30, 2009

Ferreira do Zezere Campanha de fogos 2008


Boas a todos , enquanto não digitalizo (sim pq na altura ainda não havia máquina digitais) as fotos que tenho do curso CFSI, aqui fica uma que tirei em F.Zezere, o verão passado.
Abraço e viva o 24º
oliveirinha

terça-feira, janeiro 20, 2009